Palavra do presidente: chega de prejuízos para os trabalhadores!

Companheiras e companheiros, nossos trabalhadores representados, principalmente do seguimento de asseio e conservação, vêm passando por muitas dificuldades.

Muitas empresas estão atrasando sistematicamente o pagamento dos salários e demais benefícios. Isto vem ocorrendo, em grande medida, por falta de pagamento dos órgãos públicos às empresas prestadoras de serviços. Mas, independente disso, não podemos aceitar que nós, trabalhadores, sejamos penalizados por esta situação caótica.

O risco da atividade econômica é das empresas e não dos trabalhadores. Esses atrasos – e até o não pagamento – é a situação mais cruel a qual um trabalhador pode ser submetido. Do suor de nosso trabalho vem o sustento de nossas famílias e quando um trabalhador de bem, honrado, cumpridor de suas obrigações, se depara com esta situação, só há lugar para o desespero, frustração e revolta.

O sistema capitalista é cruel por natureza e no nosso País essa crueldade é ainda mais potente. Há trabalhadores que até hoje não receberam as diferenças de nossa data-base. Já se vão seis meses e nada do salário vir corrigido pelos percentuais estabelecidos em Convenção Coletiva de Trabalho. Neste ponto, o Sindi-Asseio RMBH está agindo em defesa dos interesses dos trabalhadores, propondo ações coletivas de trabalho perante à Justiça do Trabalho por descumprimento de Instrumento Normativo. Se você está nesta situação – ou conhece alguém que esteja – entre em contato conosco para que possamos solucionar o problema.

Com relação aos atrasos no pagamento dos salários e demais benefícios, a situação é ainda mais complexa. Nossa legislação, por mais absurda que possa parecer, não nos permite muitas alternativas jurídicas para buscar os pagamento devidos. Temos utilizado como alternativa o Ministério Público do Trabalho, e também o Ministério do Trabalho.

Tais órgãos nos auxiliam na árdua tarefa de defender os mais fracos da relação capital X trabalho. E tem muita gente que diz que a legislação trabalhista é protecionista. Se fosse, não estaríamos fadados a voltar ao período da escravidão.

 

Tenham certeza que o Sindi-Asseio RMBH nunca medirá esforços na defesa dos direitos e interesses de toda classe trabalhadora. Venham todos em busca de um futuro melhor, juntos podemos atravessar a turbulência com menos mutilações.

Por Leonardo Vitor S.C. Vale – presidente Sindi-Asseio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 9 =